História

Localizado em Palhoça, na Avenida Elza Luchi, o Centro Educacional São Judas Tadeu foi inaugurado no dia 27 de fevereiro de 1992. Atendendo aos moradores da comunidade que, com o passar do tempo e crescimento, angariou alunos de bairros e municípios vizinhos. Um caminho começava a ser trilhado, prezando pela qualidade da educação Brasileira.

Durante seus 22 anos, o Centro Educacional esteve sempre aberto a toda comunidade, propiciando a todos seus alunos uma educação de qualidade e respeito ao ser humano, um ser único, cultural e histórico. Seu crescimento deu-se pelo empenho dos profissionais e direção e pela satisfação dos pais que acreditaram e foram os principais responsáveis pelo reconhecimento da qualidade da instituição.

Até o ano de 1995, a escola funcionou em uma pequena residência, no âmbito de educação infantil, atendendo alunos em período integral e parcial. No ano de 1995 foi implantado o ensino fundamental I, instalado no novo espaço, na Avenida Elza Luchi.

 

Em 1999, autorizado o funcionamento do fundamental II. A satisfação tinha sabor de determinação, esforços, responsabilidade. Em 2003, já funcionava o segmento do ensino médio.

O termômetro da eficiência da instituição estava na qualidade de aprendizagem dos alunos, desde as classes de educação Infantil ao ensino fundamental I e II. O CESJT, que era apenas um sonho, tornou-se uma realidade concreta.

Em 2017, a instituição comemorou 25 anos da sua fundação, agradecendo os esforços, os profissionais e pessoas envolvidas com ela, transformando sempre o Centro Educacional São Judas Tadeu em uma escola de Excelência, referência de qualidade e competência na esfera da educação infantil e todos os segmentos da educação básica na cidade de Palhoça. Com aprovação no excelente atendimento aos alunos. Uma instituição com referencial de aprovação no ENEM e nos vestibulares.

Estrutura

O CESJT conta com uma ótima estrutura física, excelentes salas de aula, biblioteca, espaço tecnológico, com computadores e lousa digital, quadra poliesportiva coberta, banheiros, área coberta para lazer e confraternização, sala de vídeo, entre outros espaços destinados a depósitos, cozinha, direção e administração.

 

Na educação infantil, além do uso de alguns desses espaços (tecnologia, quadra coberta, etc.), há ainda os exclusivos: sala do PPIII, lanchonete, local para a leitura, sala de aula, parque e banheiros. E para o PPI e PPII, os espaços de aprendizagens: grafo plástica, conversação, lúdico, relaxamento, banheiros, etc. Os espaços contemplados com atividades lúdicas, concretas promovem o currículo escolar para os pequenos.

Currículo Educacional

O Currículo é a espinha dorsal do sistema educativo, pois, ao contrário do conceito mais divulgado na prática educativa, como somente seleção de conteúdos, contempla coerência com a educação integral, a qual, por sua vez, deve efetivar o aprofundamento e a ampliação da cidadania, conforme os desafios do mundo contemporâneo.

No CESJT, o currículo escolar está distribuído em Educação Infantil, através dos projetos pedagógicos interdisciplinares, Ensino Fundamental I e II e Médio. É organizado por área do conhecimento, distribuídos os componentes em disciplinas desenvolvidas e planejadas por meio da interdisciplinaridade e da contextualização dos conteúdos, favorecendo a elaboração de novos conceitos.

 

Considerando-se os conteúdos, a interação professor e aluno no processo de aprender, aspectos fundamentais como os recursos, métodos de ensino e a avaliação, entre outros, são aspectos fundamentais para tornar o currículo vivo na escola.